sábado, 12 de maio de 2012

A cena do IMI ou como cobrar imposto pelo ar




Para aí à umas duas semanas, a minha mãe pediu-me se eu lhe podia ir pagar o IMI. Eu que sou um amor de pessoa lá fui para o multibanco. Chegada lá tirei a carta para fora, meti a entidade, meti a referência e ia para por o montante. Ia porque nestas coisas a finanças não brincam, e já têm o montante memorizado. À pois não vão as pessoas, só de ruins pagar 19, 99€ em vez de 20,00€, só pra evitar chatices, tudo para o nosso bem.
Agora, digo-vos uma coisa, nem queiram saber o que me custou pagar a porcaria do imposto. Acho que até senti o coração a ser rasgado.  
Expliquem-me qual é a lógica do raio do IMI (pelo menos na minha situação)? A sério expliquem-me, que eu gostava mesmo de saber, e que me lembre ainda ninguém me explicou. Quer dizer, a malta anda a pagar imposto por tudo e por nada: é pela energia, é pelo lixo (esse é outro), é pelos rendimentos.... e pela casa. 
Eu não estou a dizer que fixe fixe era viver-mos num país sem impostos e que o governo se desenrasque, mas impostos sob tudo e mais alguma coisa e ainda por cima com taxas altíssimas é gozo, só pode. 
Se não vejamos, a casa da minha família é nossa. Os meus pais pagaram por ela, é nossa indiscutivelmente. O terreno onde está a dita casa também é nosso, ou seja, nada do estado. Portanto, o imposto é sob o ar por metros quadrados que a casa ocupa. É a única explicação que me vêm assim de repente.   
Portanto, se estão a pensar ir viver para de baixo da ponte devido ao desemprego, mesmo tendo um curso superior, cuidado,provavelmente lá também se paga IMI. 

1 comentário:

Obrigada pelo comentário!